16 março 2010

Romantismo






Hoje visitei a exposição sobre Romantismo no MASP. Realmente fiquei deslumbrada. Me deparei de pertinho com Monet (meu preferido), Manet, Picasso, Van Gogh, Chagall entre outros tantos artistas dos séculos 18 e 19.
Mas entre eles, o que mais me emocionou foi um pequeno quadro do francês Charles Tournemine, de 1860. (este da foto)

Ele é classificado como um quadro de expressão romântica pois retrata contraditoriamente as ruínas que permeiam nossas vidas, mas que em meio a todo esse caos, ainda é possível vislumbrar a beleza na vida e nas coisas simples.
Vejo nosso coração desta mesma maneira: quando se encontra em ruínas, destruído e sem vontade de enxergar o belo ao nosso redor, vem a vida, a natureza (e tudo que é simples), e nos mostra a sua beleza, nos encoraja a seguir sem medo de mergulhar de cabeça em outro caos futuro...

Um comentário:

Marcelo disse...

Ah o amor... ruinas e caos, mas há sempre beleza em tudo!
Amei o blog, lindo como vc, sensivel como vc...bjs linda!